Ao enviar fotos ou vídeos no WhatsApp é possível que a outra pessoa faça um print screen (captura de tela) ou repasse o arquivo para outras. Isso pode ser um problema quando você quiser enviar algo que deveria ser visto apenas por ela.
Para evitar que isso aconteça, faça o envio de visualização única. Além de fazer com o que o arquivo se "autodestrua" no celular do seu contato logo após ser visto, também impede que seja feito print screen ou gravação de tela!
Veja como fazer:
Pronto, a foto ou vídeo só poderá ser visto uma vez pelo destinatário, e o sistema não permitirá que ele tire um print da tela ou faça uma gravação.
Mas atenção: É impossível evitar que a pessoa faça uma gambiarra para guardar a imagem ou vídeo. Ela pode, por exemplo, usar outro celular para fotografar ou filmar a tela do aparelho que recebeu a mensagem, ou pode usar aplicativos de terceiros, ou uma versão rooteada do Android, que consigam passar por cima do bloqueio de captura de tela do sistema operacional, então é uma ajuda, mas não confie 100% nela e sempre se pergunte se seria um problema se aquela foto ou vídeo vazasse, antes de enviar.
Lançado mundialmente em novembro e postergado no Brasil a pedido do TSE, o WhatsApp Comunidades está chegando gradualmente ao Brasil. A ferramenta, inclusa no próprio app, permite criar grupos de até 5 mil pessoas.
O ícone, três bonecos representando pessoas, para acessar a nova área será encontrado na parte superior-esquerda do app, próximo às abas "Chats" e "Status" nos celulares, ou próximo aos ícones de Status e Nova Conversa, no aplicativo desktop.
O recurso não é apenas um grupo de grandes dimensões, sendo mais próximo do que faz o Discord: cria-se uma grande comunidade e dentro dela criam-se até 50 subgrupos temáticos.
A novidade que chegou ao mundo 2 meses atrás foi adiada para Janeiro para evitar a propagação de fake news e teorias conspiratórias em massa durante o período eleitoral, por uma parceria entre Meta e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com participação do Ministério Público Federal (MPF).
Imagem: Divulgação/WhatsApp | Fonte: Tecnoblog
Até hoje, usar o App do WhatsApp no celular só era possível registrando um número próprio de telefone, não o mesmo do celular, então a solução seria utilizar o WhatsApp Web, mas isso está mudando: já é possível usar o App do WhatsApp com o mesmo perfil do celular!
Por enquanto a novidade está disponível apenas para beta testers mas se você baixar uma versão igual ou superior a 2.22.25.8 pelo APK Mirror, poderá usar a funcionalidade (em breve ela deverá chegar a todos os usuários pela atualização padrão)
Para utilizar, basta instalar o App, digitalizar o QR Code exibido no tablet usando o WhatsApp do seu celular e pronto, é feita a vinculação, de forma bem semelhante a do WhatsApp Web.
No celular você já é protegido pelo bloqueio de tela do próprio aparelho e, se quiser, ainda pode obrigar o WhatsApp a pedir sua biometria para abrir (não sabe como? Explicaremos mais abaixo).
Já no computador, seja na versão web ou no app desktop, uma vez feito login, basta abrir o site ou app e nada é solicitado, então se você divide o computador com outra pessoa, ou mesmo se levantar para ir ao banheiro e esquecer de bloquear o sistema, pronto, alguém pode olhar, mexer e te dar bastante dor de cabeça.
Então para garantir mais segurança e privacidade, o WhatsApp está preparando uma tela de bloqueio com senha também nessas versões, veja abaixo:
WhatsApp Web/Desktop com senha (imagem: reprodução/WABetaInfo)
Ainda não está claro em que momentos a senha vai ser solicitada, se apenas ao abrir o site ou app, se a cada determinado número de minutos, sempre que voltar do bloqueio do sistema, enfim, vamos torcer para que seja possível escolher.
Ah, sobre pedir sua biometria no celular a cada X minutos, é fácil: Entre nos três pontinhos do canto superior-direito, então vá em Configurações -> Privacidade -> Bloqueio por impressão digital. Nessa tela você ativa a função e escolhe se a trava ocorrerá instantaneamente, ou seja, em TODO acesso ao app, ou apenas depois de 1 minutos fora do app ou de 30 minutos fora. Também é possível escolher se o conteúdo das mensagens deve ser exibido nas notificações.
(imagem: reprodução/Tecnoblog)
via @tecnoblog com infos de WABetaInfo
Para evitar que sua conta do WhatsApp seja utilizada por outra pessoa, uma das melhores proteções é a verificação em duas etapas. Com ela, ao ativar seu número em um novo dispositivo, uma mensagem será enviada por SMS para confirmar se é você mesmo quem está instalando.
Acontece que nem todos conhecem essa funcionalidade e é por isso que o WhatsApp passará a exibir uma mensagem indicando o uso da verificação em duas etapas para quem ainda não ativou. Isso foi identificado pelo WABetaInfo, em uma tela chamada "Proteja a sua conta" (em tradução livre) na qual se vê a mensagem “Para ter uma segurança extra, ative a verificação em duas etapas. Com a autenticação em duas etapas, você vai usar um PIN junto com o código enviado via SMS ao levar o seu número do WhatsApp para outro celular.”
Nessa tela o usuário poderá escolher entre ativar a verificação imediatamente ou pular o aviso e seguir para o WhatsApp:
Quer ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp agora mesmo?
Então abra o programa e vá no menu "três pontinhos" no canto superior direito. Entre então em Configurações -> Conta -> Verificação em duas etapas, e então é só seguir as instruções. Bastante simples e uma ótima forma de se proteger de golpes.
via Tecnoblog com informações de WABetaInfo
Privacidade é importante e o WhatsApp tem avançado nisso! A novidade é a possibilidade de desativar o status "Online", aquele que aparece para seus contatos mostrando que você está usando o WhatsApp agora mesmo (e é fonte de muitas confusões de pessoas que viram você "Online", mas você não respondeu imediatamente).
A definição de quem poderá ver seu status é feita em "Configurações -> Conta -> Privacidade -> Visto por último e online". As opções são "Todos" verem ou seguir a mesma configuração do "Visto por último", que fica logo acima. Então, se quiser garantir seu sossego e segurança, basta escolher "Ninguém" na lista de cima e "Mesmo que 'visto por último'" na de baixo:
Gostou?
(fonte: @thassius no Twitter)
Usamos cookies para melhor experiência