Blog

Brecha no WhatsApp permite reabrir foto de visualização única


Imagens enviadas com a opção de visualização única no WhatsApp deveriam impedir uma segunda abertura, o que pode nos fazer acreditar que logo após o acesso ela seria apagada do celular. Pois não é o que acontece.

Diversos vídeos viralizaram no TikTok, Instagram e Youtube nos últimos dias mostrando uma forma bastante simples de reabrir uma foto marcada com essa opção:

  1. Visualize a imagem com a marcação de visualização única
  2. Vá até a tela de ajustes do WhatsApp e entre em Gerenciamento de Armazenamento
  3. Localize o remetente da imagem e ordene pelos mais recentes primeiro
  4. Pronto, a imagem será a primeira na galeria

Os testes do Tecnoblog só conseguiram replicar essa brecha no iPhone, mas vídeos na Internet demonstram o mesmo também acontecendo no Android.

O bloqueio contra prints de tela quando a imagem está sendo exibida continua funcionando normalmente. A brecha já está sendo corrigida pelo WhatsApp, segundo a própria empresa.

WhatsApp deve permitir retoques e mudar o fundo de fotos

Ainda em fase beta, o WhatsApp está testando a funcionalidade de aplicação de filtros para fotos e vídeos tiradas dentro do aplicativo. Antes restrito a chamadas de vídeo, essas tecnologias usam realidade aumentada para aplicar filtros, suavizar a pele e retocar pequenas imperfeições. Na imagem acima, veja o botão da varinha mágica que leva para a área de filtros e efeitos.

Os planos de fundo incluem opções como a simulação de um escritório, uma biblioteca, ou apenas desfocar o fundo real da cena, muito útil para disfarçar a bagunça do ambiente sem torná-lo informal demais. As alterações são exibidas em tempo real antes mesmo da foto ou vídeo ser registrado.

Ainda sem data para chegar a todos, como toda novidade que primeiro chega aos usuários beta, espera-se que seja liberada gradualmente ao longo das próximas semanas.


via Tecnoblog, com informações e imagem de WABetaInfo

WhatsApp testa criação de filtros personalizados com listas de contatos

Depois de algum tempo a lista de conversas do WhatsApp pode acabar ficando grande e misturando pessoas dos mais diferentes grupos de amizade e trabalho, mas uma função ainda em desenvolvimento no mensageiro pode ajudar a dar ordem na bagunça.

Encontrado pelo site WABetaInfo e noticiado no Tecnoblog, a novidade permitiria criar listas de pessoas e filtrar para vê-las juntamente aos outros filtros já disponibilizados no topo da tela há alguns meses, como "Todos", "Não lidas", "Grupos". Imagine poder criar ali um grupo para "Família", "Trabalho", "Inglês", "Escola" e assim por diante.


Quem é da época do MSN deve se lembrar que o aplicativo que nasceu em 1999 e foi descontinuado há mais de 11 anos já trazia algo parecido, possibilidade agrupar os contatos.


A melhoria pode chegar aos usuários comuns e empresariais no futuro, ainda sem data prevista.

WhatsApp cobrará a partir de R$ 55 por selo verificado


Anunciado em 06/jun, o selo verificado agora azul, não verde, e exclusivo para empresas, terá cobrança mensal a partir de R$ 55,00. Os preços sobem de acordo com os recursos contratados.

O selo de verificação pago, também presente em outros produtos da Meta como Facebook e Instagram, pretende dar a garantia ao usuário de estar falando com a empresa real, evitando erros e fraudes.

Em entrevista exclusiva ao Tecnoblog o diretor do app para mercados estratégicos, Guilherme Horn (foto acima), reforçou que a empresa não tem nenhum plano de cobrar pelo WhatsApp para usuários finais (não empresas). 


foto por Caio Graça/Divulgação/Meta

Você poderá criar figurinhas por AI no WhatsApp


Quem não gosta de usar figurinhas (stickers) nas conversas do WhatsApp, não é? Mas a maioria de nós apenas copia as figurinhas que outros amigos enviaram, criar mesmo, quase nunca. Mas isso deve mudar em breve com a disponibilização de um botão para você criar figurinhas usando IA: basta descrever o que você deseja e a figurinha será gerada.

Ao descrever o que você deseja o mensageiro vai exibir até quatro opções para você escolher. Se não gostar é só pedir para que ele gere novas opções. Ou, se gostar, é só enviar e também poderá salvar nos favoritos para usar futuramente.


Se a função ainda não aparece no seu WhatsApp, é só aguardar. Como toda novidade do aplicativo, ela será liberada em ondas ao longo dos próximos dias até que chegue a todos os usuários.


via Tecnoblog com imagens de Thiago Mobilon/Thássius Veloso/Tecnoblog)

Grupos de avisos poderão receber comentários em cada postagem


Grupos de avisos, aqueles em que somente administradores podem enviar mensagens, poderão permitir que os usuários respondam as mensagem num formato de tópico. Elas não aparecerão na tela principal do grupo nem emitirão notificações para os outros membros, mas poderão ser acessadas dentro de cada mensagem principal enviada pelos administradores. A ideia é gerar engajamento entre as pessoas sobre aquele assunto, além de servir de espaço para feedback dos usuários.

A funcionalidade, como costuma acontecer nas novidades do WhatsApp, deverá ser liberada em ondas ao longo dos dias até que chegue para todos.

via Tecnoblog com imagem Divulgação/WhatsApp

Usamos cookies para melhor experiência